sábado, 4 de setembro de 2010

Semana da Pátria

ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA: LUCIENE RIBEIRO



MINI PROJETO: TRABALHANDO COM O HINO NACIONAL BRASILEIRO.

PÚBLICO: TODAS AS TURMAS.

OBJETIVO GERAL:
VALORIZAR E TORNAR SIGNIFICATIVOS O ATO DE CANTAR O HINO NACIONAL, POR MEIO DE UM TRABALHO COLETIVO DE PESQUISA E COMPREENSÃO DE SEU CONTEÚDO E AO MESMO TEMPO COMPREENDER A RAZÃO DOS FESTEJOS DA SEMANA DA PÁTRIA.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• INCENTIVAR O AMOR A PÁTRIA;
• CONHECER MELHOR A NOSSA HISTÓRIA;
• VALORIZAR OS SÍMBOLOS DA NOSSA PÁTRIA;

CONTEÚDOS DISCIPLINARES ENVOLVIDOS:

TEXTOS POÉTICOS E ANÁLISE ESTRUTURAL DE POEMA, LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO, CONTEXTO HISTÓRICO, SOCIAL E GEOGRÁFICO, ARTES, RACIOCÍNIO LÓGICO E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA.





DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:

• PESQUISA COM ESTUDO DE SIGNIFICADO DE PALAVRAS UTILIZANDO O DICIONÁRIO;
• REESCRITA DOS VERSOS SUBSTITUINDO PALAVRAS POR OUTRAS MAIS SIMPLES E CONHECIDAS;
• ESTUDO DA ESTRUTURA POÉTICA;
• ANÁLISE POÉTICA DAS ESTROFES, VERSOS E RIMAS DO HINO;
• INTERPRETAÇÃO ORAL E ESCRITA;
• ENTOAÇÃO DO HINO REALIZANDO A LEITURA DE PALAVRAS;
• CONVERSAS E DISCUSSÕES SOBRE O QUE É PÁTRIA, O QUE ACONTECEU REALMENTE NO DIA 7 DE SETEMBRO, A FIGURA DE D. PEDRO I, O GRITO DA INDEPENDÊNCIA, A VIDA NO BRASIL ANTES E DEPOIS DA INDEPENDÊNCIA;
• PRODUÇÃO DE TEXTOS FATIADOS E ESCRITOS;
• VÍDEOS;
• BIOGRAFIA DO AUTOR E COMPOSITOR DO HINO NACIONAL;
• PESQUISAS DE PESSOAS QUE VEM ELEVANDO O NOME DO BRASIL COM SEU TRABALHO SEJA NO ESPORTE, ARTES, ETC.
• CARTAZES DE FATOS DA ÉPOCA REFERENTES AO CONTEXTO HISTÓRICO;
• PRODUÇÃO DA LINHA DE TEMPO DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL ATÉ A INDEPENDÊNCIA E DA INDEPENDÊNCIA AOS DIAS ATUAIS;
• JOGRAIS E DRAMATIZAÇÕES;
• MURAL DE NOTÍCIAS DE JORNAIS E REVISTAS SOBRE A DATA CÍVICA;
• USO DE MAPAS PARA A LOCALIZAÇÃO DO BRASIL;
• ESTUDO DA RIQUEZA DA FAUNA E DA FLORA DO BRASIL RELACIONANDO A CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA;

• ATUALIDADE: DISCUSSÃO DOS PROBLEMAS SOCIAIS, ECONÔMICOS E POLÍTICOS DE NOSSO PAÍS, BEM COMO AS GRANDES REALIZAÇÕES;
• CONFECCÃO DOS SÍMBOLOS NACIONAIS (PINTURA, DESENHOS, RECORTES E COLAGEM)
• CONCURSO DE POESIA SOBRE A PÁTRIA NA SALA DE AULA;
• SELEÇÃO DE CANÇÕES PATRIÓTICAS E POPULARES (CANÇÃO DO SOLDADO, EU TE AMO MEU BRASIL, AQUARELA DO BRASIL E OUTRAS)
• CONFECÇÃO DE BANDEIRINHAS COM AS CORES NACIONAIS DA BANDEIRA DO BRASIL, CATAVENTOS, ESTRELAS E OUTRAS FIGURAS-SÍMBOLO;
• CONFECÇÃO DE MURAIS; A ESCOLA SERÁ ORNAMENTADA COM TRABALHOS DOS ALUNOS;
• DURANTE A SEMANA DA PÁTRIA CANTAREMOS O HINO NACIONAL TRÊS VEZES EM DIAS ALTERNADOS, APÓS ESSA DATA CANTAREM
TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS.

DESENVOLVIMENTO PARA LÍNGUA PORTUGUESA:

1- CONVERSA COM OS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE APRENDER E COMPREENDER O HINO NACIONAL;
2- APRESENTE A LETRA DO HINO ESCRITA EM PAPEL OU QUADRO DE PREFERÊNCIA CÓPIAS PARA TODOS OS ALUNOS; FAÇA A LEITURA COLETIVA GRIFANDO AS PALAVRAS DESCONHECIDAS;
3- PESQUISA DAS PALAVRAS NO DICIONÁRIO POR ESTROFE, EM GRUPO; SOCIALIZAÇÃO DOS SIGNIFICADOS PELOS GRUPOS;
4- DISTRIBUA TRÊS ESTROFES PARA CADA GRUPO, ASSIM, DOIS GRUPOS FICARÃO COM AS MESMAS ESTROFES. ESTIMULE A INTERPRETAÇÃO EM GRUPO PARA QUE ELES EXPLIQUEM O QUE A MÚSICA QUER DIZER COM CADA ESTROFE. POR EXEMPLO, NA PRIMEIRA ESTROFE, TALVEZ A MÚSICA QUEIRA DIZER QUE A NATUREZA É IMPORTANTE NO MOMENTO QUE D. PEDRO I PROCLAMA A INDEPENDÊNCIA.
CADA GRUPO APRESENTARÁ A SUA INTERPRETAÇÃO E COMPARARÁ COM A DO GRUPO QUE TEM AS MESMAS ESTROFES.

RECURSOS:
DICIONÁRIO, DVD, VÍDEO, QUADRO, CANETAS, CDS, PAPEL ENTRE OUTROS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário